Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

A 1ª Companhia de Guerra Eletrônica (1ª Cia GE) foi criada pela Portaria Ministerial Nr 029-RESERVADA, de 31 de outubro de 1991, com sede em Brasília/DF. Essa Subunidade integra o conjunto de Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX).

Além de sua subordinação acima, a 1ª Cia GE é vinculada ao Comando de Operações Terrestres (COTer) para fins de preparo e emprego do Sistema Tático de Guerra Eletrônica (SITAGE). Conforme prevê a Portaria n° 005 de 28 de agosto de 2009 foi classificada como uma das tropas Força de Ação Rápida Estratégica da Força Terrestre.

Após sua criação em 1991, os novos integrantes da Companhia tiveram como maior desafio conceber e estruturar um sistema capaz de suprir as necessidades operacionais da Guerra Eletrônica (GE). Dessa maneira, o projeto lógico, as especificações dos requisitos operacionais e técnicos demandaram esforços durante os anos de 1992 e 1993.

Em 1994, foi dado início ao processo de aquisição dos primeiros equipamentos da Companhia. De origem da empresa israelense Tadiran Systems, o material chegou ao Brasil em 1997, tornando a SU operacional em pouco tempo.

Em 2002, o Projeto SITAGE foi revisado, após a acumulação de ensinamentos colhidos em diversas operações ao longo do Brasil. A partir de então, a 1ª Cia GE passou a ser dotada de um conjunto de equipamentos que lhe permitiu fazer-se presente em todo o território nacional.

Com as experiências do passado, sem se descuidar do presente e de olho no futuro, tem como missão servir a Força Terrestre como elemento multiplicador de seu poder de combate, apoiando-a com Medidas de Apoio de Guerra Eletrônica (MAGE) e Medidas de Ataque Eletrônico (MAE) em todo o território nacional.

Por intermédio da Portaria Nº 351, de 20 de maio de 2013, o Comandante do Exército transformou da 1ª Companhia de Guerra Eletrônica (1ª Cia GE) em 1º Batalhão de Guerra Eletrônica (1º BGE).

Fim do conteúdo da página